terça-feira, 1 de maio de 2012

HORTICULINÁRIA- Canónigos, por Catarina Lourenço*

História


Os canónigos (Valerianella locusta (L.) ou Valerianella olitoria (M.), distribuem-se naturalmente por terrenos cultivados em toda a Europa (sendo mais raros no extremo Norte). Florescem de Março a Junho, devendo-se colher, de preferência, antes da floração, já que as folhas são mais tenras e devido a que, após a floração, a planta se perca rapidamente.

É consumida há séculos como salada ou legume, tendo começado por ser cultivada como salada de inverno nos finais do século 18 / inícios do século 19. Só recentemente, por volta de 1980, é que começou a ser cultivada em maior escala para comercialização.

Há quem diga que o nome “canónigos” se deve a que se encontrassem canónigos em mosteiros, ou residências de padres.



Nomes comuns

Portugueses: alface-da-terra, alface-de-cordeiro, alface-cordeirinho, alface-de-coelho, valerianinha,  valeriana-hortense ou saboia

Ingleses*: lamb’s lettuce, corn salad, field salad

Franceses*: mâche, lanchette, boursette, bouche, clairette, coquille, doucette, galinette, grasse, herbe douce, laitue d’agneau, oreille de lièvre, salade de chanoine, salade de blé.

Italianos*: Soncino, valerianella, dolcetta, songino, gallinella, lattughella

* in http://www.fondation-louisbonduelle.org

Culinária

Ainda bastante desconhecidos na nossa mesa, os canónigos, com o seu sabor suave e delicado, são, sem dúvida, melhores quando consumidos em fresco, em saladas ou acompanhamento. No entanto, também se utilizam em sopas e tartes.


Nutrição

Há quem refira que os canónigos apresentam uma grande concentração de sais minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro e que são ricos em provitamina A e vitaminas B9 e C. São referidos também como sendo uma importante fonte de compostos antioxidantes como o ácido fólico e a luteína, e de ómega-3, relevantes para melhorar o sistema imunitário. Além disto, são compostos por cerca de 90% de água e têm apenas cerca de 20-25 calorias/100gr, o que os torna perfeitos para uma dieta  saudável.

No quadro seguinte, encontram-se os valores médios para 100 gramas de alimento não cozinhado, já que o processamento pode alterar alguns dados.


100g de canónigos frescos
Dose Diária Recomendada
Calorias
19
-
Proteínas
2g
-
Lípidos
0,4g
-
Glícidos
2g
-
Fibras
1,7g
30g
Vit. A (pro-vitamina)
4250 µg
4800 µg
Vit. B6
0,27mg
1,4mg
Vit. B9
160 µg
200 µg
Vit. C
38mg
80mg
Ferro
2,2mg
14mg
Sódio
4mg
-
Potássio
459mg
2000mg

Adaptado de Ciqual 1995,




Receitas

Alguns sites e blogs já apresentam algumas receitas de canónigos, embora, e como sempre, o limite seja a imaginação. Hoje, e em jeito de promessas de Primavera e tempo mais quente, ficam aqui algumas receitas originais de canónigos.



Salada Fresca de Canónigos: Misturar canónigos lavados e escorridos com ovo cozido, milho doce cozido e temperado com maionese caseira.










Salmão em Cama de Canónigos: Cortar um abacate, descascado, aos cubinhos e centrar. Posicionar rosas feitas com filetes de salmão fumado por cima do abacate e dos canónigos. Temperar com sumo de limão, tomilho seco e um fio de azeite virgem.









Salada Delícia de Canónigos: Num prato grande, colocar canónigos, pimentos vermelhos assados cortados em tiras, fatias de queijo camembert e fiambre de frango enrolado em forma de rosas. Temperar com azeite virgem e vinagre de cidra.











Canónigos à Serrana: Esmagar queijo de cabra fresco e temperar com alecrim, tomilho e orégãos secos, formando uma pasta. Barrar uma fatia de pão de centeio ligeiramente torrada com esta pasta, colocar os canónigos e pedaços de azeitonas pretas. Temperar com um fio de azeite virgem.





  



Canónigos à Camponesa: Barrar uma fatia de pão branco de trigo com maionese caseira. Posicionar os canónigos e o ovo cozido. Temperar com umas gotas de vinagre de ameixa.











* Catarina Lourenço - Colaboradora  http://www.blogger.com/profile/14752411433810543806

5 comentários:

Ariadne Szekut disse...

Ola,

Morei muito tempo na Europa onde esta salada é comumente encontrada em supermercados. Estou de volta ao Brasil e queria saber se existe produção de Canónigos em alguma região do país. Você conhece algum distribuidor?
Muito obrigada e parabens pela reportagem.
Att,
Ariadne

Nina R. disse...

Olá,
Também tenho procurado Feldsalad, como é chamado na Alemanha, e não encontro e lugar algum. A maioria das pessoas não conhece. Nem no mercado municipal de Curitiba consegui encontrar.
Sabe algum fornecedor, ou onde eu poderia conseguir sementes?

Att,
Karine

Unknown disse...

Este ano semeei uns canónigos na minha horta, já começam a brotar. Conheci esta planta saborosa em França onde é fácil de encontrar.
A minha receita preferida é uma salada de canónigos, tomates, alho, azeite e vinagre balsâmico, mais sal e pimenta. Simples, mas muiiito saboroso :)

Cumprimentos,

Kasia

Unknown disse...

Olá Jardim Viajante onde você comprou sementes da alface Canónigos? Não consigo encontrar .

Obrigada

Rose Lisboa

Kora Regina disse...

Olá. Encontrei sementes para comprar no Mercado Livre. Podem procurar que conseguirão tê-las em suas hortas. Eu já fiz minha compra e aguardo a chegada delas... Boa sorte.
Kora Regina

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...