segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Feira Anual da Trofa 2010




A Câmara Municipal da Trofa e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado promovem mais uma edição da Feira Anual da Trofa de 4 a 7 de Março. Esta tradição remonta a 1946 e é considerada, actualmente, um marco das feiras agro-pecuárias, a nível nacional.
A Feira realiza-se, este ano, de 4 a 7 de Março (quinta a domingo), e espera-se que supere as expectativas e eleve o número de visitantes, que o ano passado chegou aos 100 mil. Este certame cria, assim, anualmente, um evento profissional de referência em Portugal e pretende alargar gradualmente, a sua influência a toda a península ibérica, garantindo uma forte representação de todas as actividades que directa ou indirectamente estão ligadas à agro-pecuária, nomeadamente na área das últimas novidades em Equipamentos e Acessórios de Maquinaria Agrícola.
Como é habitual, a Feira Anual da Trofa, reúne um conjunto alargado de actividades e eventos, que seguramente justificam a visita de curiosos e aficionados. Este ano, os visitantes podem contar com vários concursos e jogos. Realizar-se-á o Campeonato Regional do Norte de Equitação do trabalho e as Cavalhadas. Além disso, depois das normais apresentações de Garranos e Coudelarias, haverá a tradicional Garraiada.
Esta edição de 2010 conta também com o Concurso de Modelo e Andamentos (Macho e Fêmea), o Campeonato de Horseball e o Desfile e a Gala da Confraria. A Feira Anual da Trofa vai contar também com o tradicional Horse-Paper e o Derby de Atrelagem. As Actividades Equestres contam com a organização da Confraria do Cavalo que colabora assim, na edição 2010 da Feira Anual da Trofa, ao lado da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.
Paralelamente, não irão faltar os Concursos Pecuários das Raças: Holstein Frísia, Minhota, Barrosã e Arouquesa, e o Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia. A Feira Anual da Trofa, de 2010, contará, igualmente, com vários momentos musicais.
A Câmara Municipal da Trofa e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado apostam na melhoria contínua deste evento tão característico do Concelho, como forma de promoção ao Turismo, já que o acontecimento atrai inúmeros visitantes de outras cidades e países.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Agro - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação


O Parque de Exposições de Braga vai ser palco, entre 11 e 14 de Março de 2010, da 43.ª edição da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação. O certame, que ao longo de mais de 40 anos tem ocupado um papel de enorme relevo na promoção e divulgação de produtos e equipamentos de e para a agro-pecuária. Este ano alargaremos para um conceito mais abrangente de promoção da «Economia Rural» , criando uma nova e importante janela de oportunidades neste segmento de negócios.Na próxima edição da AGRO ambicionamos apoiar as fileiras mais representativas do sector agrário, quer através da aposta no reforço de divulgação do certame com o consequente aumento do número de visitantes/compradores quer ainda no contributo para a qualificação dos profissionais agrícolas.As jornadas paralelas constituirão, pois, importantes acções de valorização profissional e, nessa medida, uma mais-valia que a AGRO pode oferecer a todos os participantes, em particular todos quantos exercem a sua actividade profissional no âmbito da economia rural.Finalmente, o certame é complementado com a realização, em simultâneo, dos Salões do Vinho e de Utilidades, cada um desempenhando o papel que lhe cabe na promoção e divulgação da riqueza que se produz no mundo rural. É neste ambiente característico e bem popular que a AGRO 2010 se desenrola, sendo certo que este certame tem na sua longevidade uma das garantias da sua relevância enquanto montra da agricultura portuguesa.
texto e foto extraidos de www.peb.pt

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...