domingo, 17 de março de 2013

Mirtilos - Formação avançada.

Está a decorrer uma formação avançada sobre a produção de mirtilos, que será distribuida ao longo de 3 Sábados perfazendo um total de 24 horas.


Este 1º Sábado foi sobre os temas supra mencionados.
Coube ao Engº Pedro Brás de Oliveiras (INIAV), reconhecido especialista na área dos pequenos frutos, a abordagem à produção de mirtilos em Portugal e no mundo, introdução à cultura e às variedades em termos botânicos, fisiológicos, técnicos e culturais.
Seguiu-se a Drª Ana Paula Silva (UTAD), especialista em fruticultura, a abordar questões edafo-climáticas da cultura do mirtilo e outros fatores de sucesso/insucesso na condução/manutenção da cultura.
A rega e fertilização da cultura, ficou a cargo do Prof. Rui Machado (Universida de Évora), onde leciona a disciplna de fertlidade, que tem estudos e trabalhos feitos sobre rega e fertilização na cultura do mirtilo tanto em Portugal, como nos Estados Unidos e Holanda.
Seguidamente fomos visitar a exploração da TBerries, com a Engª Tatiana Matos e com o Prof. Rui Machado.

Foto: exploração Tberries

Houve muita dinâmica de grupo, pelo que a formação foi muito interessante. No próximo sábado há mais... com outros formadores!
Até lá...!
Saudações Mirtileiras!

Sem comentários:

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...