segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Workshop de Formadores de APF e Mecanização

Resultado de um projecto inovador, foi apresentado em Santarém no passado dia 2 de Agosto, no pavilhão da CONFAGRI (CNEMA), o manual de aplicação de produtos fitofarmacêuticos que não é mais do que um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por uma equipa de formadores na área da aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF), desde 2007.
O anterior manual, com as novas exigências da UFCD 6281, deixou de dar uma resposta adequada à formação dos cursos de APF (aplicação de produtos fitoifamacêuticos). Este manual teve a necessidade de ser reestruturado no sentido de se adaptar às novas exigências da UFCD 6281 que é a que habilita os agricultores e outros aplicadores para a prática da aplicação de PF.
Temos assim um manual com mais conteúdo, abordando novas temáticas, elaborado de forma clara e seguindo uma sequência lógica no âmbito da formação em sala e em campo.
Cada tema está estruturado da seguinte forma:
Objectivo geral do tema;
Objectivo específico;
Enquadramento e justificação;
Desenvolvimento temático.
Pela forma como está estruturado, desenvolvido e pelos contributos de dezenas de formadores que foram sendo dados à equipa técnica, é sem dúvida um manual único no panorâma nacional.
Este manual será o Recurso Técnico Pedagógico, que será a base de todas as acções de aplicação inseridas no plano integrado de formação da CONFAGRI.
No Workshop do passado dia 2 foi também apresentada a estrutura base do manual dos cursos de Mecanização Base e Condução de Veículos Agrícolas Categiria III (OMA).
Para visualização das fotos com painel de oradores:
http://www.confagri.pt/Pages/LinhaCreditoPME2009.aspx

Sem comentários:

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...