quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crise... qual crise?

Decorre hoje e amanhã em Tomar, no Hotel dos Templários, um simpósio promovido pela ANIPLA, para abordar, entre outras questões, a nova legislação sobre produtos fitofarmacêuticos.
Esperemos que saiam de lá esclarecimentos preciosos, e digo precisosos, tanto pela importância dos mesmos, como pela inacessibilidade aos mesmo...
Explicando: - o valor da participação no referido simpósio, para não membros da ANIPLA, e membros são a grande distribuição, é de 200 euros + 30 para o último jantar. Como janta só quem quer, o que era admissível era o jantar custar 200 euros (o sítio vale bem isso, pelo menos visto de fora) e a inscrição 30 euros. A isso se chamava dar importância ao que é realmente importante (divulgação e esclarecimento pelos técnicos e agricultores pobres), abrangendo assim um enorme universo de interessados (ah, mas já me esquecia, como a sala é pequena, as inscrições são limitadas - não caberíamos lá todos)!
Vejam bem o programa e digam lá se não interessava a muita gente? Mas não, este simpósio é um simpósio de promoção (auto- promoção) e mais um em que uma minoria acha que a importância deles é superior ao dos restantes que justificam o seu trabalho.
Irão falar de formação de agricultores, política agrícola europeia, projecto TOPPS em Portugal, impacto para os agricultores, Directiva Quadro da Àgua - exigências ao nível da actividade agrícola, autorização para o exercicio de distribuição, venda aplicação, fiscalização, etc, etc, etc, etc, etc.
Todas estas temáticas interessam sobremaneira aos técnicos que fazem a divulgação pelos agricultores,aos agricultores, e a muitos pequenos distribuidores que mal conseguem pagar aos técnicos responsáveis, por isso acho um exagero o preço da inscrição. Por isso eu, que tão triste cá fico porque sou teso, espero que os felizardos que lá estão me venham contar o que se por lá passou...
Louvo a iniciativa do simpósio, sem dúvida, critico o preço, afinal somos um país de tesos a trabalhar numa agricultura pobre e sem grandes horizontes presentes....
Bom simpósio!!!!

4 comentários:

Helena Teixeira disse...

Olá!
Muito interessante o seu blog :) Muito green. Gostei.

Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

Abraço
Lena

Graciete disse...

Caro Sr. Engº Jorge,

Já o ano civil se encontra com praticamente metade da sua duração e constato que faz prolongar os desejos de um bom ano de 2010!
Nada de tão mais agradável do que ser recebida com este toque de rosa... Agrada-me!
Que continue nesta paleta...nas suas tonalidades!
E, já agora, porque não explorar um artigo com estas lindas flores, cujas pétalas são tão requintadamente utilizadas nalguma culinária, nomeadamente em saladas?

Jorge Carvalho disse...

Senhora Doutora,
eu só deixo de desejar bom ano de 2010 no dia 31 de dezembro do dito...
quanto às flores, pois, e porque não nos aGRACI(A)ETE blog com um artigo sobre a Macaronésia, a Laurisilva ou simplesmente sobre o que voce entender....(?).
Fico à espera que este repto, já lançado em anos anteriores, se possa concretizar antes do feliz ano de 2010 terminar!
bj

Graciete disse...

Caro Eng.º Jorge de Carvalho,

Ainda bem que as minhas respostas ao seu repto ficaram reservadas nas adegas do pensamento!
Concomitantemente com os desejos de um bom ano, de um qualquer, quem sabe se se concretize algumas "GRACIAS"?!
Bjs

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...