segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Boas Notícias...


"Foi publicado no Diário da República n.º 2, Série II, o Despacho n.º 47/2010 que institui um apoio financeiro, que tem por objectivo compensar os agricultores pelo custo da energia (electricidade) utilizada nas actividades de produção agrícola e pecuária no ano de 2010.
O apoio financeiro aplica-se no território continental e tem por objecto, exclusivamente, a energia utilizada na produção agrícola e pecuária, num período de 12 meses, cujo início ocorrerá até 31 de Maio de 2010.
Podem beneficiar deste apoio os agricultores cuja actividade se inclua numa das descritas nos grupos 011 a 015 da secção A, divisão 01 das CAE Rev. 3, aprovadas pelo Decreto-Lei n.º 381/2007, de 14 de Novembro.
O prazo de candidatura será definido através do Despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas para apresentação do Pedido Único."
(Texto extraído integralmente do site do MADRP).

Este apoio é de 20% sobre a factura da electricidade, desde que se comprove que o contador serve única e exclusivamente o uso agrícola, pelo que, em casos que o contador seja o mesmo que serve as habitações o agricultor não beneficiará de qualquer tipo de ajuda.
Esta medida só peca por tardia e vem repor uma injustiça cometida pelo anterior executivo.
Outra boa notícia é que Bruxelas autorizou que as ajudas aos agricultores do Oeste sejam comparticipadas até 75% a fundo perdido.
Estas duas notícias são uma réstea de esperança no negro figurino da agricultura Portuguesa, como tal, o Horticularidades congratula-se com as medidas e com as atitudes deste Ministro que, a continuar assim, vai no bom caminho!

4 comentários:

Raquel disse...

Esperemos que si, que continuem com as medidas para o bom caminho.
As esperanças, para a agropecuária portuguesa, já são tão escassas, que todas as ajudas são bem-vindas.
Jokas

Graciete disse...

Olá Jorge,
Acho extremamente importante e útil esta tua postagem. Para além do carácter informativo e/ou didáctico, como te tens pautado, este trás um valor acrescentado, por conter informações muito úteis e concretas, que serão certamente aproveitadas pelos leitores deste espaço.
Não posso deixar de congratular as medidas tomadas, mas quero salientar as que visam minimizar os custos de produção, como é o caso da electricidade.
Embora o fundo não seja só negro na agricultura, sem dúvida que é uma actividade primordial e com riscos associados, pelo que terá de ser devidamente acarinhada, para que possa prosseguir e não ser "sugada" pelos países que conseguem produzir com custos de produção mais baixos.
Acrescento ainda que, pela primeira vez no teu blog, que se prima pela informação actualizada, aparece uma nota positiva com cariz concreto. Ficamos a aguardar que a estas medidas, se sigam outras.
É sem dúvida uma boa nota de esperança, neste início de ano.
Beijinhos

Unknown disse...

aproveito a oportunidade para deixar um grande abraço ao agricultor e formador Jorge Carvalho. Além do grande espirito empreendedor este homem tem uma paciência enorme para aturar agricultores que não são permeáveis á mudança de alguns maus hábitos. Um grande bem haja!!! Lourenço rocha

Jorge Carvalho disse...

Meus amigos, obrigado pela visita...
Apareçam sempre que puderem...
Bjinhos Raquel, Grace.
Abraço Cláudio.

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...