sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

USOS MENORES - O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM!

Com as regras apertadas sobre a utilização de produtos fitofarmacêuticos e a comercialização dos produtos agrícolas que cumpram os LMR (limite máximo de resíduos), por vezes surgem problemas ao nível da protecção fitossanitária que deixa os agricultores de mãos atadas, por falta de produtos homologados para determinadas culturas!
Assim, surge uma figura que é os usos menores

O que são usos menores?
São todos os usos que representam pequenos consumos de determinados produtos fitofarmacêuticos, ou porque as culturas em que se verificam têm pequena expressão, ou porque correspondem a finalidades de pequena incidência em culturas importantes.
Estes usos induzem pequenos consumos de produtos fitofarmacêuticos, o que, frequentemente, desmotiva as empresas de produtos fitofarmacêuticos para o investimento necessário para manter ou obter a homologação para essas finalidades.
Em Portugal, os usos menores concentram-se maioritariamente na horticultura, mas também se encontram, com frequência, em fruticultura, culturas ornamentais e culturas arbóreas.

Que consequências para a falta de produtos que cubram os usos menores?
A existência em Portugal de muitos usos menores sem cobertura de produtos fitofarmacêuticos autorizados para esse fim especialmente na horticultura e na fruticultura, reduz ainda mais a competitividade destes sectores face à agressividade comercial de outros produtores da Europa do Sul.

Podem os agricultores, associações e entidades técnicas e científicas contribuir para a redução do problema da falta de cobertura dos usos menores?
De facto, estas entidades podem intervir no processo de redução do número de finalidades não cobertas no âmbito dos usos menores.

Como?
Requerendo, o alargamento de espectro de utilização de um produto fitofarmacêutico homologado em Portugal para finalidades em culturas menores, nos termos definidos nos números 2 e 3 do Artigo 9º do Dec.-Lei 94/98 sobre a colocação no mercado de produtos fitofarmacêuticos.

Critérios para a Definição de usos menores (clique aqui)
Lista de alargamento de espectro para usos menores (clique aqui)

11 comentários:

Fada disse...

Necessária, mas aborrecida legislação... :(

Fala-me de plantinhas, sff!
:)

Beijito de pipocas doces

Jorge Carvalho disse...

Tenho que falar de tudo um pouco!
Falarei sim de plantinhas... já estou a trabalher nisso!
Adoro pipocas!
:-)

Fada disse...

Obrigada!
Fico à espera das plantinhas, então!!!

:)

Saudações acabadinhas de acordar!
:)

Veloso disse...

FADA
curioso:
o insecto que tens na palma da mão é uma traça?

Fada disse...

Veloso:
É uma borboleta. :)
Já pensei em aumentar a foto, um dia destes trato disso.
Beijinhos

debade disse...

Pois é Jorge estes gajos do ambiente às vezes são tramados e quando tem um lobby forte cuidado !!!
Com esta legislação aprovada agora pelo parlamento Europeu sobre o uso de pesticidas e substituição de algumas substâncias vamos ter alguns problemas; é que por exemplo no caso do olival vão desaparecer alguns produtos utilizados sem que hajam alternativas no mercado, ora não vejo as Bayer´s e BASF´s etc gastarem agora alguns milhares de € em investigação para substituir estes produtos quando o mercado para eles é marginal, tal como algumas hortícolas. POdes dizer que tem expressão e são importantes para a europa mediterrânica mas a nível mundial são migalhas na facturação dessas empresas quando comparado com os fitossanitários para a vinha ou os cereais esses vendidos e utilizados em praticamente todo o mundo. Enfim veremos como isto vai evoluir e se ainda voltaremos à velhinha calda bordalesa !!!
Vou tentar recuperar fotos do nosso famoso ensaio na vinha dos biscoitos que se queimou não com "sais de carvalho" mas com "sais do mar" (Veloso tou a ficar poeta!).

Recebe desde já aquele abraço

Joao Coinas

Fada disse...

João, não acho que o problema esteja tanto nos "lobbys dos gajos do ambiente", mas sim em toda uma legislação que, não permitindo a nossa utilização de determinados PFs, permite no entanto a entrada de produtos agrícolas tratados por esses mesmos PFs...

Além de toda a nossa estrutura e política agrícola estarem no estado em que estão... :(

Mas isso... Dava para muita discussão, e não é aqui nos coments dum blog que se vai discutir todos os nossos "podres"... :p

Saudações deste lado do Bosque :)

Jorge Carvalho disse...

João, amigo,
obrigado pelo comentário e pelo teu ponto de vista, com o qual desde já te digo concordo, pois sei bem que somos pequenos demais...
Como andas aí por Bruxelas, gostava imenso que participasses neste blog com postagens que aches interessante!
Quanto ao nosso ensaio que se queimou, quando estavamos a estudar o regime hídrico do solo, foi uma das sensações mais minúsculas que tive, pois vi como a poderosa natureza pode dar cabo de uma vida...
obrigado pelo visita e tenta descobrir então as fotos!
Fada, para ti, sabes que este assunto é muito complexo e de facto os comentários ficam sempre aquém ... mas não podemos deixar de os fazer, pois a essência de um blog é a interacção entre todos!
Os comentários tb servem para para despertar a dinâmica e para dar vazão ao que se sente, assim, te agradeço a visita, a opinião e o despertar de vontades... assim, temos que continuar a dar opinião seja nas postagens ou nos comentários...desevolverei o assunto!
Obrigado a ambos!
Bem haja!
abraço e bjinho

Veloso disse...

caro joão,
fica atento que vou postar uma foto de una actuação nossa numa fersta do caloiro. depois podes comenta~la aqui.
FADA:
Quem és?

Fada disse...

Veloso:
Ninguém que conheças, creio!!! :)

Sou apenas uma Fadita dum bosque, que de vez em quando esvoaça até aqui às hortas do Jorge e pulula por entre as couves... :D

Saudações fresquinhas! :)

Veloso disse...

fada,
OK. não volto a perguntar.
saudações amigas!:)

SPRING - certificar para a sustentabilidade

O Programa Sustentável de Irrigação e Uso de Águas Subterrâneas (SPRING) é uma das novas exigências do mercado retalhista.  Este programa se...